Universo Online
Web Sites Pessoais
Qual o significado do rock na Bíblia?
Desde suas raízes milenares o rock foi associado ao cristianismo e freqüentemente acusado de incitar sentimentos profundos nos profetas.
O objetivo desta página não é reinventar ou tocar o rock nem de maneira alguma reescrever a Bíblia. O assunto é excitante, mas não pense encontrar aqui nada que lembre Woodstock ou Sodoma e Gomorra. As fontes de parte do material aqui contido são manuscritos evangélicos encontrados em cavernas e garagens de antigos pastores norte-americanos. Portanto espere encontrar, no meio do material, muita poeira e instrumentos velhos que são citados apenas como coadjuvantes. Na maioria dos casos, quando a Bíblia afirma algo como "ao girar um disco do Led Zeppelin ao inverso se ouvem salmos satânicos" a interpretação correta deve ser "segundo Salomão, ao se girar um disco do Led Zeppelin ao inverso se ouvem salmos satânicos". Para evitar repetição do termo "Salomão" ou coisas semelhantes os fatos são apenas citados como verdadeiros, e em todos os casos devem ser interpretados como tais. Salomão não poderia estar errado...
Não serão muito abordados neste texto bandas declaramente cristãs ou bandas que abordam constantemente o tema, nem banda de anjos, como Hanson ou Back Street Boys.
Algumas Bandas e Artistas citados nos livros bíblicos:
Robert Johnson - Artista de blues do século 30 a.c. fez um pacto com o demônio em troca de atuar no filme Crossroads e contracenar com o lindinho Ralph Machio, o garoto de Karate Kid. A Bíblia aborda superficialmente a história de Robert Johnson. Quanto a Machio, a Bíblia classifica seus solos falsos de guitarra como "heresias e blasfêmias..." aos ouvidos de seus filhos.
Rolling Stones - A primeira banda a tocar ao vivo na Palestina. Além disso em diversos discos colocaram referências a si próprios, sendo taxados por Davi como "heresias e blasfêmias..." ao povo de Israel.
Beatles - Em seus últimos discos abordaram religiões orientais com frequência além de terem abusado do experimentalismo com drogas. John Lennon foi um estudioso do livro do Gênesis, além de ter ajudado a escrever alguns versinhos do livro dos Provérbios. São Tiago é uma das figuras não presentes na capa do álbum Sgt Peppers. Foram considerados "hereges e blasfemos..." pelo livro do Apocalipse.
Black Sabbath - A primeira banda a adotar abertamente uma temática e visual sarracenos. O nome Black Sabbath é uma referência a encontros de pastores hebreus no Sábado de Aleluia. Seus álbuns são algumas vezes adornados com cruzes e lantejoulas. Isso foi motivo para serem taxados de " hereges e blasfemos..." por Paulo.
Ozzy Osbourne - Ex-tecladista do Black Sabbath. Embora tenha abordado profundamente em suas letras a temática da criação, desenvolveu um visual manjado nas colinas da Judéia, com maquiagem pesada e mesmo asas de penas vermelhas. A música Suicide Solution foi acusada de gerar suicidios de cabritos e camelos.
Led Zeppelin - Com certeza a banda mais acusada de ter temas satanistas escondidos em suas letras gravados de tras para frente. O certo é que o guitarrista Jimmy Page foi um profundo seguidor do profeta João Batista, chegando a juntar-se ao mesmo, passando a se alimentar de lagartos, escaravelhos, aranhas, gafanhotos e cactos. A morte do baterista John Bonhan, que morreu afogado no Rio Jordão, e frequentes acidentes envolvendo os membros restantes são considerados por muitos provas definitivas do "pecado original", segundo o Gênesis, mas Bonhan, quando usava barba longa, chegou a ser confundindo com o apóstolo Pedro por um mendigo cego nas ruas da Galiléia.
Alice Cooper - O codinome do vocalista (e da banda) segundo ele próprio foi sugerido em uma retirada para jejum na velha Belém (um lugar algo semelhante a Jerusalém) por um arcanjo. O visual com maquiagem gay viria a ser copiado exaustivamente nas festas pagãs romanas.
Eagles - Embora não tenham absolutamente nenhuma aparência ou temática profunda em sua letras, um rabino acusou a banda de ligações com a organização conhecida como Tribo de Davi. Logo mais descobriu-se que a música Hotel California possuia gingles comerciais gravados ao inverso e que tratava na realidade sobre a sede, promovendo a venda de um refrigerante fabricado na antiga Pérsia, que havia sido anteriormente um xarope preto para a tosse.

Doors - O vocalista Jim Morrison se casou em um Sábado, contrariando um dos Dez Mandamentos. Além disto Jim Morrison dizia trazer dentro de si o espírito de um porco, que o impulsionava para as drogas, como a cocaína e o teclado Melotron. Foi jurado de morte pelos muçulmanos xiitas quando dançou requebrando na música "Like My Fire" em Teerã. A Bíblia não relata o fato, mas tem um capítulo todo escrito por Salomão (fã da banda) em Salmos sobre The Doors, inclusive com letras sifradas para violão e teclado.
Iron Maiden - Após terem lançado o disco The Number of The Beast (o número da besta) passaram a ser frequentemente taxados de satanistas embora raramente abordem o tema. A mascote Eddie (um simpático morto vivo) das capas dos discos é frequentemente associada a um demônio. Entretanto, foram criados como anjos, e Bruce Dickinson era cotado como futuro papa por muitos grandes entendedores do Vaticano. O livro de Jó afirma que a culpa foi do produtor e acusa o mesmo de "herege e blasfemo...".
Kiss - Embora a Bíblia não costume abordar bandas estrangeiras em suas páginas, o visual carregado e truques de palco do baixista Gene Simons (líder da banda egípcia, que se veste e se maquia como um faraó, vomita sangue e cospe fogo) levou parte da opinião pública da Palestina a taxar a banda de pop e "poseur". Entretanto, com o passar dos anos o nome Kiss (beijo) chegou a ser interpretado como sinônimo de lirismo, poesia e sonoridade nas tabernas mais pesadas de Jerusalém. Boatos ridículos informavam ainda que a banda fazia shows em mosteiros e templos, tocando gospels famosos, embora isso nunca tenha sido presenciado em discos "Alive" ou "Unplugged". Gene acabou imortalizado em pedra na forma de uma Esfinge próxima a Cairo.
Para mais informações sobre este tema e arquivos de som com dezenas destas bandas sagradas (algumas gravadas em papiros, algumas meras bolachas em vinil e algumas meras vinhetas em CD, achadas nas areias dos desertos) visite a página de Biblic Bands.
Um...um, dois, três e clique aqui para voltar a página anterior!